Ramos do Escotismo

O Escotismo está organizado em Ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes, dentro da mesma metodologia escoteira:

Ramo Lobinho:

lobinho.gif (8654 bytes)Especialmente concebido para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 7 e 10 anos, o programa educativo aplicado ao Ramo Lobinho concentra a sua ênfase no processo de socialização da criança, preparando-a para que, ao atingir a idade e as condições necessárias, prossiga a sua formação no ramo escoteiro.

Antes de completar 11 anos, o Lobinho deve deixar a Alcatéia e ser transferido para a Tropa do Ramo Escoteiro, em uma adequada cerimônia de passagem. Se o Grupo não possui essa espécie de seção, a criança deve ser encaminhada a outro Grupo que a possua.
 


Ramo Escoteiro:
ueb.gif (5905 bytes)
O programa educativo aplicado ao ramo escoteiro atende às necessidades de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 11 e 14 anos, e concentra sua ênfase no processo de criação e ampliação da autonomia. 
O programa é fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza, sem se descuidar de outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade.


Ramo Sênior:
senior.gif (5369 bytes)
O programa educativo aplicado ao ramo sênior atende às necessidades de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 15 e 17 anos, e concentra sua ênfase no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais e auxiliando o jovem em seu desenvolvimento físico, intelectual, espiritual e social.
A tropa de seniores (rapazes) e guias (moças) é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens, constituindo uma unidade básica permanente, autônoma e auto-suficiente para excursões, acampamentos, trabalhos, jogos, boas ações, atividades comunitárias e demais atividades escoteiras.
Cada patrulha de seniores ou de guias adota um nome característico, que pode ser o de acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.

Ramo Pioneiro:
pioneiro.gif (3115 bytes)
O pionerismo é uma fratenidade de ar livre e de serviço ao próximo para jovens adultos de ambos os sexos entre 18 e 21 anos incompletos.
O programa educativo aplicado ao ramo pioneiro concentra a sua ênfase no processo de integração do jovem ao mundo, previlegiando sobretudo o serviço à comunidade como expressão da cidadania, e auxiliando o jovem a por em prática os valores da Promessa e Lei Escoteira.

Este blog destina-se a divulgar e partilhar ideias, fatos e acontecimentos, a familiares, amigos e outros membros desta tropa, e outros que o queiram partilhar. Agradecemos sempre que o visitar, se possivel deixe a sua opinião ou mensagem!

"Uma vez Escoteiro sempre Escoteiro"